quinta-feira, 17 de julho de 2008

Ícone no Blog


Favicon.ico - Ícone personalizado para o seu site ou blog

No Internet Explorer ele aparece quando você adiciona um site aos favoritos, por isso o nome de favicon. Mas em navegadores com abas como o Firefox, Opera e o IE7 você vê esse ícone do lado esquerdo do endereço do site.
Muita gente coloca seus sites no ar e nunca mexe nesse detalhe, as vezes por não saber ou simplesmente por não achar importante. Eu que navego com muitas abas abertas gosto do ícone para identificar mais facilmente cada uma delas.
O modo tradicional de personalizar esse ícone é criar um com o tamanho de 16x16 ou 32x32 pixels e salvar com o nome de favicon.ico na raiz do seu domínio (Ex: http://www.interney.net/favicon.ico). Você pode usar o Irfanview para salvar a imagem no formato ICO.
Outra alternativa é usar os serviços do FavIcon from Pics, nesta página você envia uma foto e ele a transforma em ícone, dai basta baixar e transferir par ao seu site.
Se você não puder gravar o favicon na raiz do seu site ou se quiser usar ícones diferentes para outras páginas você pode gravar o favicon em outro diretório e indicar na página onde você quer personalizar qual é o ícone a ser utilizado usando as seguintes tags no template:

link href='http://www.fileden.com/files/2007/5/19/1093492/JardimDeUrtigas/animated_favicon1.gif' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'/>

link href='http://www.fileden.com/files/2007/5/19/1093492/JardimDeUrtigas/animated_favicon1.gif' rel='icon' type='image/x-icon'/>

Coloque antes da palavra link o sinal "<"
Essas tags devem ser colocadas entre as tags " head e /head "


Apesar de apenas a segunda tag ser suficiente para a maioria dos browsers atuais é recomendável utilizar também a primeira para garantir compatibilidade com browsers antigos e que não acompanham os padrões adequadamente.
Pronto, agora seus visitantes já podem identificar seu site ou blog com mais facilidade.

4 comentários:

Quase nada é impossível... disse...

passei tambem por aqui....

Multipontos Bordados Personalizados disse...

Olá Carlos, Muito boas suas dicas, mas não consegui funcionar o ícone para o link de meu blog, por enquanto não é tão importante.
Aproveitando, inclui o teu selo em meu blog.
Grande abraço!

Anônimo disse...

GRande blog amigão sempre que eu posso dou uma passadinha por aqui, mais um blog de qualidade que merece ser colocado nos FAVORITOS. abraço ate breve.

procure aqui. disse...

Ola carlos tudo bom parabens pelo seu blog ele e muito bom,eu so nao consegui baixar os icones desejados.Obs:ja estou postando o seu blog no meu se possivelposta o meu blog tambem valeu.