terça-feira, 8 de julho de 2008

Para que serve o Blog


Um Blog pode servir vários objectivos. É sempre uma forma do seu autor ou dos seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação.
Pode servir para ter um diário pessoal online, pode servir como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, pode servir para registar o desenvolvimento de um determinado processo (uma gravidez, por exemplo), pode servir para fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.

Um Blog pode ter mais do que uma pessoa?

Sim. Há neste aspecto dois tipos de Blogs. Os Blogs individuais e os Blogs conjuntos. A única diferença é que um Blog individual é mantido apenas por uma pessoa e um Blog conjunto é mantido por mais do que uma pessoa.

Qual é a diferença entre um Blog e uma Página pessoal (Homepage)?

A diferença assenta não só numa questão técnica mas também numa questão filosófica. Tecnicamente um Blog dispõe de uma ferramenta de edição que permite a qualquer leigo colocar de imediato os seus conteúdos online, e actualizá-los sempre sem precisar de saber absolutamente nada de html. Filosoficamente, o Blog difere de uma página Pessoal na medida em que as actualizações são muitíssimo mais frequentes do que as que são habitualmente feitas a uma página pessoal, e porque tem um conceito cronológico associado. Há outras questões de ética de Blogs que imprimem uma diferença, como por exemplo, a teoria de que não se pode apagar artigos (posts), mas esta última é apenas um detalhe.

Uma página pessoal pode não ser actualizada com frequência, mantendo o seu espírito intacto, um Blog que não é actualizado com frequência, deixa de ser um Blog. Uma página pessoal pode ser estática (ou não), um Blog não pode ser estático, deixa de ser um Blog.

O que é a Blogosfera?

Entende-se por Blogosfera toda a comunidade e conteúdos que constituem os Blogs. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê Blogs é a Blogosfera.

Nenhum comentário: